15 Jan
15Jan

Antes dos automóveis, na antiguidade, os romanos já utilizavam meios para indicar a distância  entre as suas cidades mais importantes.
 No século 17, em Portugal, foi criada a primeira  regulação do tráfego da Europa, que determinou a colocação de sinais informativos de  preferência de circulação nas vias.

Porém um sistema estruturado de sinalização de trânsito somente surgiu entre o final do século 19 e o início do século 20, a partir da necessidade de  estabelecer regras de trânsito adaptadas ao uso do automóvel, em crescente expansão. 

Os  sinais de trânsito conhecidos atualmente são resultado de mais de um século de trabalhos  realizados em conferências e reuniões internacionais que procuraram padronizar o seu uso. Ao  longo dos anos, buscou-se acordos cada vez mais completos e detalhados, considerando novas  situações, em geral, a partir dos interesses de segurança e facilitação do tráfego rodoviário. E  com o surgimento constante de novas tecnologias, o sistema de sinalização viária sempre  estará sujeito a novas mudanças e aperfeiçoamentos

-

SINALIZALIZAÇÃO VERTICAL ANO DE 1686 :

SINALIZALIZAÇÃO VERTICAL ANO DE 2023:


-


NO BRASIL em 1968, foi publicado o  decreto nº 62.127, que homologou o  Regulamento do Código Nacional de Trânsito, aprovado em 1966. O decreto impôs novas regras, inclusive  estipulando que nenhuma via pavimentada  poderia ser entregue ao trânsito enquanto não  estivesse sinalizada. Nesse momento, surgiram  também as demarcações das faixas  (sinalização horizontal), o que mostra uma  maior percepção da importância da sinalização  para a organização e segurança no trânsito.  

Também é notável, a partir de então, a  crescente influência do sistema norteamericano, apresentado no Manual on Uniform  Traffic Control Devices (MUTCD)7 , sobre a  legislação brasileira. As placas de indicação  brasileiras de então, em sua maioria, exibiam a  mesma forma, cor e simbologia das  apresentadas na quarta edição do MUTCD,  lançada em 1961.


-


FOTOS DE EQUIPAMENTOS PIONEIROS DA SINALIZAÇÃO HORIZONTAL NO BRASIL E NO MUNDO: 


PRIMEIRO CAMINHÃO MONTADO NA INDUSTRIA TEC. HILARIO PARA A P.M DE BARUERI:


-


HOJE NO BRASIL E NO MUNDO JÁ TEMOS UMA TECNOLOGIA BEM AVAÇADA QUANDO SE FALA EM EQUIPAMENTOS E MATERIAIS PARA SINALIZAÇÃO.

SEGUE ABAIXO FOTOS DE TECNOLOGIAS ATUAIS PARA SINALIZAÇÃO:


FOTO APLICAÇÃO PLÁSTICO A FRIO EM SUA MODALIDADE ESTRUTURA:

FOTO REMOÇÃO LAMINADO ELASTOPLASTICO : 



-


O M7 é um equipamento de gestão da sinalização horizontal viária que registra em tempo real todos os dados de qualidade de um serviço de demarcação executado em caminhão de pintura. Uma tela mostra a todo momento ao operador os principais dados e o habilitam a regular a máquina para obter a constância da qualidade do filme de tinta e microesferas, variando a pressão dos tanques e velocidade da aplicação.

-

O papacone é uma solução para automatização de montagem e desmontagem de vias reversíveis, ciclo-faixas, fechamento de pista para eventos, acidentes e obras. O operador fica seguramente posicionado em cima da carroceria, longe dos riscos de acidente na pista e protegido das LER (lesões por esforços repetitivos). O processo de montagem e desmontagem de vias torna-se ágil, seguro e ergonômico.

-

 Ecoposte.

A solução mais segura e sustentável do mercado para instalar e apoiar placas é o ECOPOSTE de Apoio Ecológico feito de materiais reciclados e recicláveis. 

Os suportes são projetados para suportar ventos de até 160 km/h e possuem estrutura de reforço interno para garantir sua estabilidade por muitos anos.

A ECOPOSTE realizou o processo de certificação de colapsividade de acordo com a EN12767 em um laboratório europeu, obtendo a classificação de segurança 100NE2 adequando a NBR15.486:2016. 

O produto é normatizado pela ABNT sob a NBR16033:2012.Reforçando a proposta sustentável, a cada mil Povoamentos Ecológicos instalados deixamos de cortar 400 árvores do meio ambiente. Significa também que 5000 quilos de material plástico não estão no meio ambiente. 



-


FOTO DE MAQUINA DE PEQUENO PORTE HOT SPRAY

FOTO EQUIPAMENTO AIRLESS SPRAY: 


FOTO EQUIPAMENTO GRANDE PORTE, BANDAS SONORAS/TACOS E MULTIPONTOS/HOTSPRAY/EXTRUDADO

 

FOTO EQUIPAMENTO AIRLESS PLASTICO A FRIO SPRAY  1:1  


-

FOTO EQUIPAMENTO DE GRANDE PORTE HOT SPRAY/EXTRUDADO



FOTO EQUIPAMENTO TERMOPLÁSTICO DE GRANDE PORTE : 


FOTO EQUIPAMENTO PARA MEDIÇÃO DE RETRORREFLETANCIA DA SINALIZAÇÃO HORIZONTAL: 

FOTO CONTROLADOR DE TRÁFEGO SEMAFÓRICO: 


FOTO PROGRAMADOR DE CADÊNCIAS DIGITAL: 

FOTO EQUIPAMENTO BATE ESTACAS/IMPLANTADOR DE DEFENSAS METÁLICAS:  


-



CONSIDERAÇÕES FINAIS:
COM TANTA TECNOLOGIA QUE SE TEM HOJE É IMPORTANTE VALORIZARMOS TODO TRABALHO DE ESTUDOS E TESTES FEITO NO PASSADO E TAMBÉM NOS DIAS DE HOJE, QUALQUER ESTUDO DE TECNOLOGIAS NOVAS QUE SEJAM DE interesses NA segurança e facilitação do tráfego rodoviário É DE EXTREMA IMPORTANCIA.E  com o surgimento constante de novas tecnologias, o sistema de sinalização viária sempre  estará sujeito a novas mudanças e aperfeiçoamentos 


FOTO: LORENÇO MATIAS NO GUIA E ANDRE ROCHA NA OPERAÇÃO DO EQUIPAMENTO/ AUTODROMO DE CASCAVEL - PR 

SS TREVO


AUTOR: COOPERATIVA SINALIZAÇÃO.

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.