15 Apr
15Apr

A tinta acrílica foi a primeira tinta a ser utilizada nas primeiras demarcações de sinalização horizontal, É uma tinta à base de resina acrílica, deve Apresentar boa cobertura e também oferecer excelente resistência ao sol e ás atmosferas agressivas.e também deve proporcionar alta resistência ao desgaste e aderência aos substratos.

vamos falar um pouco sobre a tinta fria, sem diferir entre a base d'água e a base de solvente.

TIPOS  DE  PAVIMENTOS:

Betuminoso e Concreto

MODO DE APLICAÇÃO:

Máquinas apropriadas, rolos ou trincha 

VDM:

  • Rodovias até 5.000
  • Vias urbanas até 3.000
  •  

pode ser utilizada para pintura provisória e também para pintura definitiva, oque difere uma aplicação provisória  de uma aplicação definitiva é a espessura da pintura e também a microesfera utilizada.

EX:

- padrões da pintura provisória

É importante ressaltar que as aplicações devem atender a norma ABNT 15-405 _ Sinalização horizontal viária - Tintas - Procedimentos para execução da demarcação e avaliação. 

A espessura da pintura provisória deve ser de 0,4 mm umida
com aspersão simples, geralmente é utilizada apenas a microesfera tipo 2A

 



- Vamos para os padrões da pintura definitiva.


A espessura da tinta aplicada no pavimento deve ser de 0,5 mm umida

Na pintura definitiva é utilizado três tipos de microesferas, a microesfera tipo |B (premix) que é incorporada na tinta dentro dos tanques do equipamento utilizado, e também com dupla aspersão de microesferas que geralmente é utilizada a microesfera tipo 2a e tipo 2c.
exemplo de dupla aspersão de 2a-2c:

 

É importante lembrar que o equipamento utilizado deve ter tanques individuais para cada tipo de  microesfera, e a tipo 2c é aspergida com uma quantidade menor que a 2a.
a 2c deve ser aspergida sempre pelo espargidor da frente e a 2a no espargidor de trás por conta da diferença de granulometria de ambas.

A tipo 2a tem um tamanho menor que a tipo 2c e preenche os espaços deixados pela 2c.
na pintura manual a microesfera ainda é lançada manualmente nas demarcações de faixas de pedestre, setas e inscrições, mais a Hidrauforça e também a empresa elgimaq em parceria com a kamber s.a já fornecem espargidores de microesfera manual pelo processo de sucção.


-


Como funciona o monitoramento e a fiscalização da sinalização horizontal?

A análise ou ensaio de retrorrefletância ou retrorrefletividade é um levantamento utilizado para avaliar a porção de luz que reflete de volta ao observador, de uma fonte de luz próxima, do ponto de vista de quem observa em placas de sinalização vertical e na sinalização horizontal.Um dos principais objetivos desta análise é avaliar o índice de reflexão das placas quando iluminadas pelos faróis dos veículos por exemplo, e assim identificar possíveis pontos de melhoria para eliminar ou reduzir os riscos de acidentes de trânsito


COMO É FEITO O ENSAIO DE RETRORREFLETÂNCIA?:

Para se avaliar o nível de retrorrefletância de uma sinalização, é necessário a utilização de um equipamento específico que é chamado de retrorrefletor e também de uma empresa especializada com profissionais capacitados para analisar as informações de forma correta.no brasil já temos equipamentos modernos para execução desta análise e devemos seguir as regras do código de Trânsito Brasileiro e também da Associação Brasileira de Normas Técnicas, ABNT NBR 14723:2020 – Sinalização horizontal viária — Medição de retrorrefletividade utilizando equipamento manual com geometria de 15 m — Método de ensaio; 


É importante ressaltar que a sinalização horizontal passa por monitoramento após aplicação e temos ferramentas para fiscalização do brilho das faixas, que é medido em  mcd/lux/m2,  É necessária uma perfeita distribuição das microesferas, quanto da aspersão das mesmas sobre a tinta recém aplicada, devendo ser uniforme em toda a extensão da faixa

Mas, ao falarmos sobre a medição da retrorrefletância na sinalização, você saberia dizer como esses aparelhos realmente funcionam? Calma, vamos explicar! Existem duas maneiras para realizar este tipo de medição: de forma estática ou de forma dinâmica.
Durante a medição estática é necessário permanecer com o equipamento imobilizado na sinalização, nas placas ou nas pinturas, e aguardar o resultado da leitura.


 

Já no decorrer da medição dinâmica, o equipamento deve ser acoplado a veículo – ou a um suporte com hastes e rodinhas – e a leitura é realizada com o instrumento em movimento sob a superfície analisada. 


-

Exemplo de ancoragem microesferas com dupla aspersão 2a-2c:

A importância de uma aplicação bem sucedida e da qualidade dos materiais para uma boa retro refletância:

 

Muito obrigado pela leitura e até a próxima!.

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.